Embalagem tem papel fundamental na sociedade

[photopress:embalagem1.jpg,full,alignleft]

Cada vez mais a indústria de embalagem no Brasil, através da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem mostra seu valor e importância na sociedade atual.

Diversas ações vêm sendo implementadas para que a embalagem, tão necessária na atualidade, se torne cada vez melhor e atenda as necessidades da população, atendendo da melhor forma as exigências da sociedade contemporânea: proteção, informação e sustentabilidade.

Afinal, a embalagem não é simplesmente uma ferramenta da indústria para comercializar os seus produtos, mas uma ferramenta imprescindível para a sociedade ter acesso de forma segura e viável – em todos os seus sentidos, aos mais diferentes bens de consumo utilizados no seu dia-a-dia.

A embalagem caminha conjuntamente com o crescimento de uma sociedade, servindo-a em suas demandas e assim, refletindo o desenvolvimento de uma nação e sua capacidade de proporcionar qualidade de vida, segurança, saúde, informação e acessibilidade à população.

A fabricação de uma embalagem não é somente a escolha de um material ou de um design. Envolve tecnologia de ponta, viabilidade econômica, barreira aos fatores de degradação do produto, cumprimento de inúmeras legislações, design e excelência de performance durante as etapas de produção, distribuição, comercialização, consumo e revalorização pós-consumo. Envolve também uma sólida estrutura representativa, encabeçada pela ABRE e no engajamento de todos estes elos para evidenciar as particularidades estratégicas da embalagem, as formalidades desta indústria e as oportunidades para que esta continue contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

A fabricação de uma embalagem também envolve a preocupação ambiental e a educação populacional, fundamental para que o ciclo funcione cada vez mais em benefício da sociedade.

No quesito sustentabilidade percebe-se cada vez mais a utilização dos atributos de reduzir, reutilizar e reciclar na produção de embalagens. Diversas indústrias vêm reduzindo o material utilizado na fabricação da embalagem, garantindo ao mesmo tempo o seu potencial de proteção e preservação do produto – afinal, a própria embalagem é uma ferramenta de sustentabilidade por evitar o desperdício de produtos, cujo impacto ambiental de sua produção é maior do que da embalagem em si.

A preocupação por ganhos ambientais é tema presente na pauta da indústria de embalagens no Brasil e no mundo, ganhando cada vez mais importância ao longo da última década. Para formalizar este esforço ambiental e criar parâmetros tanto para direcionar o desenvolvimento do setor, como para possibilitar o registro dos ganhos conquistados nestes últimos anos, a ABRE formalizou a Agenda Ambiental da Indústria de Embalagens por meio da cartilha:

“Diretrizes de Sustentabilidade para a cadeia produtiva de embalagens e bens de Consumo” – Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para a cadeia produtiva de embalagem por criar referência de sustentabilidade unificada para todo o setor, e do setor para a sociedade.

Sob a ótica da sustentabilidade, a Agenda Ambiental da Indústria de Embalagens traz ompetitividade e ganhos econômicos para os setores envolvidos, qualidade de vida para a sociedade e contribui para a preservação do meio ambiente.

ABRE – Fundada há 41 anos, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil, através de suas inúmeras ações, fomentando as atividades deste setor.[photopress:embalagem2.jpg,full,alignright]

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor -fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2008 teve como tema “Embalagem: até onde vai a imaginação”.

O Prêmio ABRE Design & Embalagem, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação também promove a Mostra ABRE de Design de Embalagem que em 2009 terá como tema o “Design Global – desafios do mundo contemporâneo” e eventos voltados para a formação e atualização da indústria de embalagem, destacando-se as Rodadas Industriais e o Café da Manhã mensal.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Em 2007, a ABRE foi responsável pela elaboração do planejamento de marketing da WPO e atualmente atua em sua execução.

A Associação lançou em 2006 o livro “História da Embalagem no Brasil” reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil.

Fonte: ABRE (www.abre.org.br)

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.