1 – Procure respostas de cima a baixo
Na hora de definir suas metas, não ouça só as opiniões de diretores e gerentes. Converse com todos os colaboradores da empresa. Isso é importante para estabelecer objetivos concretos e possíveis de serem realizados.
2 – Elimine seus pontos cegos
Consulte sua equipe para solucionar dúvidas e tentar exergar questões que você talvez esteja ignorando.
Pergunte aos seus funcionários o que vocês não atingiram no ano que se passou e que, na opinião deles, devem continuar buscando no ano que se aproxima. Peça um feedback honesto de suas decisões como líder da empresa e peça sugestões de novas estratégias a todos.
3 – Aprenda com o passado
Busque entender quais lições vocês aprenderam com o ano que termina e tente aplicar esses ensinamentos ao novo ano.
Pergunte a sua equipe se ela vê mudanças nos campos de atuação da empresa e nas características da companhia que devem ser notadas.
4 – Não perca de vista o plano maior
Depois de montada a lista de metas para o novo ano, verifique se elas estão alinhadas com seus planos a longo prazo para a empresa.
Veja se os objetivos escolhidos contribuem para a relaização da visão e missão estabelecidas pela companhia e não tenha medo de reavaliar sua visão de negócio caso seja necessário.
5 – Comunique seus objetivos
Depois da escolha de metas, é importante ser aberto com sua equipe sobre os objetivos escolhidos.
Tenha certeza de que todos entenderam os itens estabelecidos e fique aberto ao diálogo caso surjam dúvidas ou comentários.