6 características do vendedor CAMPEÃO

9-atitudes-dos-vendedores-que-tem-mais-sucesso6 características psicológicas fundamentais que diferenciam campeões e campeãs de vendas B2B de vendedores B2B com resultados modestos ou ruins. Quantas delas você (ou os vendedores na sua equipe) tem?

1) Modéstia: Ao contrário do que se supõe, o estereótipo de supervendedor egocêntrico, a prima donna com faniquitos de estrela está errado. 91% dos campeões de vendas B2B têm nota muito alta em humildade e modéstia.

2) Consciência: O termo “consciência” da forma que é usado aqui descreve um forte senso de responsabilidade e confiabilidade. Vendedores e vendedoras B2B com alta performance levam muito a sério o seu trabalho e assumem a responsabilidade pessoal pelos seus resultados. Isso se traduz em proatividade e controle do processo de vendas para atingir as metas estipuladas. 85% dos vendedores B2B tiveram altas notas nesse quesito.

3) Orientação para resultados: 84% dos vendedores B2B de alta performance tiveram nota alta nesse ponto. Eles trabalham de maneira muito forte com metas e indicadores e acompanham o tempo inteiro como estão em relação ao planejado, fazendo ajustes de atitude e de atividades e processos conforme necessário.

4) Curiosidade: Também 84% dos vendedores B2B de alta performance tiraram nota alta em “curiosidade”, aqui definida por “fome de aprender”. Isso está ligado ao item 1 (modéstia), pois o processo de melhoria contínua começa por aceitar que sempre podemos melhorar – e isso aparece claramente aqui, como “curiosidade”. (Comentário do Raul: aquilo que eu repito sempre – Kaizen, hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje).

5) Gregário, ou necessidade de aceitação: Esse foi um dado surpreendente da pesquisa. Vendedores B2B de alta performance têm baixa necessidade de se sentirem aceitos pelo grupo. Vendedores campeões têm geralmente “dominância alta” e sentem-se bem muitas vezes até questionando e educadamente e gentilmente desafiando seus clientes a reverem e repensarem conceitos e processos. Vendedores excessivamente relacionais, com “dominância baixa”, sofrem nesse ponto, pois a necessidade de serem aceitos muitas vezes acaba fazendo com que tenham postura submissa perante demandas do cliente.

6) Desencorajamento: Outra grande diferença entre campeões e o resto: 90% dos campeões e campeãs de vendas B2B lidam bem com contratempos e objeções. (Comentário do Raul: até gravei um vídeo sobre isso… como você lida com o fracasso? Campeões se motivam com o insucesso – “vou melhorar!”, enquanto pessoas com resultados baixos invariavelmente se desmotivam com insucessos – “não adianta mesmo, nada dá certo, ó azar, etc.”).

E você, o que acha? Baseado na sua experiência, existe algo mais que mais colocaria nessa lista de características psicológicas dos campeões e campeãs de vendas B2B?

Fonte: Venda Mais

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.