ABIEF: preocupação com novo reajuste no preço das matérias-primas

[photopress:resina.jpg,full,alignright]

Com base no anúncio de um aumento de 10% no preço das resinas termoplásticas, principal matéria-prima da indústria de embalagens plásticas flexíveis, o presidente da ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), empresário Alfredo Schmitt, reuniu-se no dia 30 de julho com diretores das petroquímicas Quattor e Braskem para discutir a preocupação da entidade em relação aos reajustes.

“Sabemos que os preços internacionais das resinas estão subindo, bem como o preço da nafta que no Brasil é fornecida pela Petrobrás. Mas entendemos que ante a tênue recuperação do mercado, os transformadores simplesmente não têm como absorver nenhum reajuste.” Schmitt estima que de novembro de 2008 a Março de 2009 os fabricantes de embalagens tenham acumulado perdas ao redor dos 30%.

Em 2008 a indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis consumiu cerca de 1,45 milhão de toneladas de resinas e faturou R$ 11 bilhões. O segmento é composto por pouco mais de 5 mil empresas, a maioria de pequeno e médio porte. Os grandes transformadores, contudo, respondem por mais de 65% do faturamento do setor. Com base nos resultados dos primeiros meses deste ano, a ABIEF prevê que o setor registre uma recuperação bastante tímida na segunda metade de 2009; um impulso mais significativo deverá vir apenas no quarto trimestre.

Para atenuar os efeitos da crise, além de criar mecanismos que alavanquem as vendas do setor, Alfredo Schmitt mantém firme a proposta da ABIEF de “promover o fortalecimento e o reconhecimento de todos os elos da cadeia petroquímica e juntar as associações do setor em uma plataforma única de trabalho”.

[photopress:abief_1.jpg,full,alignleft]

Perfil da ABIEF – A ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis) existe há 31 anos com o objetivo de fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis. A Associação também tem incorporada às suas atividades o fomento à exportação e a preservação ambiental a partir do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

A entidade reúne 170 empresas de todo o Brasil fabricantes de filmes monocama, coextrusados e laminados; filmes de PVC e de BOPP; sacos e sacolas; sacaria industrial; filmes shrink e stretch; rótulos e etiquetas; stand-up pouches; embalagens especiais.

Fonte: Portal Fator

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.