Alta de preços da Braskem causa alvoroço no mercado

O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma matéria no último dia 05 de novembro, tratando a alta de preços promovida pela Braskem depois que o governo federal adotou medidas para proteção da indústria nacional. O texto assinado pelo jornalista João Villaverde revela que a petroquímica brasileira – detentora do monopólio da produção de polietileno no país – aumentou em mais de 20% o valor do produto.

A inflação do preço se deu através de uma brecha na medida do governo, adotada em setembro, para proteger a indústria local. Há dois meses, foi aumentado o imposto de importação sobre 100 produtos. Até agosto a alíquota era de 14% e saltou para 20% após a medida.

Ainda de acordo com o jornal, integrantes da equipe econômica do governo Dilma Roussef estudam uma forma de combater a alta de preços em virtude das novas taxas de importação. Uma delas seria um recuo na alíquota, devolvendo a competitividade aos produtos importados no mercado brasileiro. Entre janeiro e outubro deste ano, os polietilenos de alta densidade ficaram cerca de 34% mais caros. E dois terços deste aumento se deram em virtude da medida que passou a vigorar em setembro.

Em resposta à reportagem do O Estado de S. Paulo, a assessoria de imprensa da Braskem afirmou que “não alterou sua política de preços” e que eles seguem alinhados aos valores internacionais.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.