Americanos descobrem petróleo no pré-sal capixaba

[photopress:REDEPETROES.jpg,full,centered]

A petroleira americana Anadarko anunciou ontem a descoberta de um reservatório de petróleo abaixo da camada de sal na Bacia de Campos, mas no litoral do Espírito Santo, no bloco denominado BM-C-30.

É a primeira vez que uma companhia estrangeira encontra óleo no pré-sal no Brasil. Todas as descobertas verificadas até agora foram em blocos operados pela Petrobras.

Segundo a companhia, o reservatório tem características similares ao de Jubarte, no Litoral Sul do Espírito Santo, onde a Petrobras já iniciou a produção no pré-sal, e onde estima ter encontrado até 4 bilhões de barris de petróleo.

A Anadarko ainda não fez projeções do volume, limitando-se a dizer que o reservatório tem 50 metros de espessura. “O processo ainda está no início e planejamos continuar a perfuração rumo a objetivos mais profundos”, afirmou, em nota, o vice-presidente de exploração internacional da companhia, Bob Daniels.

A primeira descoberta foi feita a uma profundidade total de cerca de 6 mil metros. A empresa espera chegar a mais de 7 mil metros. O BM-C-30 fica entre o Parque das Baleias, onde está Jubarte, e o campo de Roncador, o segundo maior em atividade no Brasil.

Divisão
O bloco está sob a concessão, operada pela Anadarko (30%) e dividida entre a EnCana Brasil Petróleo (25%), Devon Energy do Brasil (25%) e SK do Brasil (20%). O poço está sendo perfurado pela sonda Deepwater Millenium, da Transocean, e terá sua perfuração final atingindo a até 6.024 metros de profundidade.

O projeto foi inicialmente batizado de Wahoo. Na nota, a Anadarko afirmou ainda que precisa de avaliações adicionais para delimitar os volumes do reservatório.

A companhia ainda pretende explorar outra área do pré-sal no litoral brasileiro, também na bacia do Espírito Santo. O bloco é todo de empresas estrangeiras: além da Anadarko, também a Devon é americana, a EnCana é canadense e a SK é sul-coreana.

Descoberta derruba ‘monopólio’ da Petrobras

Momento

A descoberta anunciada ontem pela Anadarko, operadora do campo BM-C-30, chega exatamente na hora em que há polêmica em torno da definição sobre a propriedade do óleo e gás produzidos no pré-sal.

Liderança

Até agora, as descobertas feitas nesta nova fronteira do petróleo no Brasil foram feitas em campos onde a Petrobras tem participação única (caso de Jubarte) ou majoritária (caso dos campos na Bacia de Santos).

Marco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou para depois das eleições municipais a divulgação do estudo sobre a criação de um novo marco regulatório para a produção de petróleo no Brasil.

Controle

O marco poderá mudar a propriedade e controle dos campos do pré-sal, e o governo federal quer rever a lei que define a distribuição de royalties.

Briga
Governadores e prefeitos de Estados e municípios produtores não querem perder arrecadação.

Fonte: Rede PetroES

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.