Atacadistas e distribuidores devem crescer 3,5%

foto-armazem-distribuidorDepois de encerrar o primeiro semestre com faturamento 3,38% maior do que o mesmo período de 2012, o segmento atacadista distribuidor, focado especialmente no varejo alimentar, divulga crescimento real (deflacionado) de 4,04% no acumulado do ano até setembro, quando comparado aos nove primeiros meses de 2012.

O dado foi divulgado pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) com base em pesquisa mensal realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um conjunto de empresas que equivalem a 21% do faturamento do setor e que fornece dados preliminares sobre o desempenho dos agentes de distribuição.

A pesquisa mensal de setembro apontou também crescimento de 4,85% sobre setembro do ano passado e queda de 2,8% em relação a agosto. Em termos nominais, o crescimento dos nove primeiros meses do ano foi de 10,61% em relação ao mesmo período de 2012; o crescimento de setembro sobre o mesmo mês do ano passado foi de 11%; já o resultado de setembro na comparação com agosto apresentou queda de 2,46%.

Para o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, os números continuam sinalizando que a expectativa de encerrar o ano com crescimento real de pelo menos 3,5% irá se concretizar, apesar de o endividamento e a inflação em patamar mais elevado tornarem o consumidor mais cauteloso.

“Temos boas perspectivas”, afirma José do Egito. “Os dados preliminares mostraram crescimento de 3,4% no encerramento do primeiro semestre, e estamos otimistas com o crescimento das vendas em função das festas de fim de ano, época em que o consumo alimentar tem alta significativa”, avalia. “Contribui para esse cenário o fato de que a inflação está mostrando estabilidade. Além disso, a taxa de desemprego permanece baixa, em torno de 5,5%, e a renda continua a crescer”, completa.

Como os itens de consumo básico das famílias constituem a fatia mais significativa do faturamento dos agentes de distribuição, o setor tem apresentado crescimento contínuo nos últimos doze anos, mantendo fatia superior a 50% do mercado mercearil nacional.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.