[photopress:descarte_seletivo.gif,thumb,alignright]
A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) lançou a Campanha “A embalagem construindo sustentabilidade”. A ação que visa informar e conscientizar o consumidor sobre a importância no processo de reutilização e reciclagem das embalagens, e foi desenvolvida baseada nos principais pilares da embalagem que são proteção, prolongamento da vida, saúde, segurança, economia e bem-estar social.
A campanha esclarece que o setor de embalagem trabalha em consonância com esses pilares e promove a responsabilidade ambiental em todas as etapas do ciclo de vida de uma embalagem, ou seja, desde o seu desenvolvimento até a sua revalorização após o consumo do produto, pois qualidade de vida, segurança, integridade, inviolabilidade, informação, manuseio, estocagem, menor desperdício, conservação de recursos naturais e energéticos, distribuição de alimentos e produtos, são bases para a sustentabilidade e estão no DNA da embalagem.
A cartilha mostra também que a embalagem é hoje a ferramenta que viabiliza a sociedade atual e oferece a ela inúmeras formas de revalorização, como reciclagem e reutilização, para que suas matérias-primas continuem em uso após ter cumprido sua função original. Ao pensar num ciclo contínuo, onde o fim pode ser também o começo, os materiais de embalagem se transformam e com isso, poupam insumos, produtos e recursos naturais.