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O MERCADO DE CERVEJAS ARTESANAIS

O mercado de cervejas no Brasil está passando por um momento de transição. Se as grandes cervejarias estão aumentando suas vendas e lucros, as micro-cervejarias e importadoras também ganham sua importância no cenário da cerveja no Brasil. Antes fixado no consumo das “tradicionais” Pilsen das marcas mais famosas, o mercado vem se expandindo, e novos nichos e segmentos ganham força, mesmo com alguns entraves como o recente aumento de impostos anunciados pelo governo para o setor de bebidas.

O segmento artesanal representa 0,7% do setor cervejeiro, segundo dados do Instituto da Cerveja. A expectativa é que esse percentual aumente para 9% até 2022. A produção da categoria é estimada em 124 milhões de litros por ano. Em 2016, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 148 novas cervejarias foram criadas no país, soman

De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas, nos próximos 10 anos a participação das micro-cervejarias deve dobra no mercado nacional. Somente na capital paulista, foram saboreados aproximadamente 8,6 milhões de litros de cervejas artesanais em 2011, o dobro do ano de 2010. Tudo isso porque se observa uma mudança na pirâmide social do Brasil, com um aumento significativo nas classes A e B, principais consumidores deste tipo de cerveja. O consumidor, cada vez mais exigente, busca explorar novos sabores e experiências. Conhecidas como cervejas “super premium”, as vendas aumentaram em 20% no ano de 2011, contra 3% do mercado geral de cervejas. Enquanto a classe C consome as grandes marcas, as classes A e B buscam sua diferenciação. O público das cervejas artesanais é majoritariamente masculino, com idades entre 18 e 65 anos, e as mulheres que a consomem têm entre 30 e 65 anos.

Seja por hobby ou motivações profissionais, é um ótimo momento para o investimento na produção de cervejas artesanais.

Com informações do Club Beer

Publicado por RR

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