Disciplinar o descarte do lixo em 2012

Apenas 8% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva  (Foto: TALITA ROCHA  )

Diariamente, o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto. O destino inadequado de detritos é um problema que afeta a maioria dos municípios: apenas 8% dos 5.565 da cidades adotam programas de coleta seletiva. No próximo ano, a situação pode ter de mudar.

Os dados preocupantes sobre o encaminhamento do lixo são de um estudo realizado pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), dedicada à promoção da reciclagem e mantida por empresas privadas.

A partir do segundo semestre de 2012, os brasileiros poderão ter regras fixas para o descarte adequado de produtos como eletroeletrônicos, remédios, embalagens, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

Isso porque, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, os governos municipais e estaduais teriam dois anos para a elaboração de um plano de resíduos sólidos. O prazo se encerra em 2012.

Considerada uma vitória do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o projeto que criou essa Lei tramitou por 20 anos no Congresso Nacional. Segundo Severino Lima Júnior, da coordenação nacional do Movimento, trata-se de uma das melhores da América Latina referentes ao tema.

O Ministério do Meio Ambiente prevê uma campanha de consumo consciente a cada ano, o que é considerado insuficiente pelo próprio Órgão. Incluir o tema na grade curricular das escolas é apontado como possível saída. (das agências de notícias)

Os catadores de resíduos sólidos são hoje os principais responsáveis pela reciclagem de materiais. Cerca de 90% do que é reaproveitado passa antes pelas mãos do catador, seja ele de cooperativa ou de ruas e lixões.

Fonte: O Povo Online

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.