ES é o 2º estado com maior cobertura de internet 3G

[photopress:images_1_2.jpg,full,alignright]

O Espírito Santo é o estado que tem a maior cobertura nos municípios de internet. Foi o que apontou o levantamento realizado pelas empresas Teleco e Huawei. Ao todo, são 29 municípios capixabas que contam com o serviço de internet móvel no Estado. Em primeiro lugar vem o Rio de Janeiro, com 44,6% dos municípios e em terceiro São Paulo, com 20,2%.

O preço das mensalidades e dos aparelhos é a principal barreira para a expansão do serviço de acordo com o estudo. Segundo o relatório, a rede de banda larga móvel teve uma rápida expansão e já está disponível para 62% da população brasileira, em 11,3% ou 629 das cidades do país – mas ainda é preciso crescer, especialmente nos municípios pequenos. Apenas 4,4% das cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes têm acesso à banda larga móvel. Das cidades com mais de 500 mil habitantes, 97,3% já possui cobertura 3G. Juiz de Fora (MG) é a única que ainda não conta com o serviço.

Apesar disso, há apenas 4,4 milhões de assinantes de banda larga móvel, uma densidade de 2,1 acessos para cada 100 habitantes, abaixo da média mundial (5 acessos/100 hab.). O relatório, porém, aponta que a rede deve crescer em 70% até 2014.

O que deve crescer também, segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), Ronaldo Sardenberg, é o número de pessoas com acesso à banda larga fixa. Segundo ele, a expectativa é de o país ampliar, até 2018, para 165 milhões o número de acessos à internet banda larga. Atualmente existe 15 milhões de acessos no país.

Hoje, no Brasil, pelo menos 44% dos usuários domésticos navegam com velocidade de até 256 Kbps, segundo uma pesquisa feita em 2008 pelo Comitê Gestor da internet do Brasil. Essa velocidade pode ser considerada banda larga mas, na prática, ainda é baixa. Fazer grandes download, por exemplo, pode ser um exercício da paciência – ou missão impossível.

No Espírito Santo, são 3,5% de usuários que utilizam velocidade de até 64Kbps, 19% de 64 a 512Kbps, 13% de 512Kbps a 2Mbps e 63,4% acima de 2Mbps. Essa velocidade é a que vem atraindo cada vez mais internautas.

Sardenberg disse que a previsão de investimentos para o setor é de R$ 250 bilhões até 2018 e que, para atingir a marca, será fundamental incentivar a concorrência entre as empresas fornecedoras do serviço, que, segundo ele, responde atualmente por mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“A universalização é fundamental porque o Brasil está se transformando em um grande mercado em matéria de telecomunicações. Já somos o quinto mercado mundial em telefonia móvel e o sétimo em telefonia fixa”, disse após participar do seminário internacional Alternativas para o Desenvolvimento da Infraestrutura e do Acesso em Banda Larga, evento promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

“Portanto, não podemos nos conformar com um hiato digital no país, com serviços de telecomunicações muito avançados em determinadas regiões e muito atrasados em outras”, acrescentou.

Sardenberg disse, ainda, que passada a fase de obrigar as empresas a introduzir tecnologia de segunda geração (2G) nas regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Agência Brasil e Estado.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.