Espírito Santo recebe a Encomex 2009

[photopress:encomex.jpeg,full,alignleft]Espírito Santo recebe a Encomex 2009

Marcado para os dias 1º e 2 de julho no Centro de Convenções de Vitória, o Encomex (Encontro de Comércio Exterior) chega ao Espírito Santo com novo formato e muitas novidades na programação. Com a previsão de atrair cerca de 3 mil pessoas, o evento terá como um dos destaques a participação de empresas comerciais exportadoras (tradings) de todo Brasil para encontros de negócios com empresários locais. Ao todo, estão sendo convidadas 400 tradings.

O objetivo é criar um ambiente próprio para identificar os potenciais exportadores, principalmente de pequeno e médio portes, criando oportunidades para a comercialização de produtos capixabas no exterior. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) desde 1997, o Encomex percorre as principais cidades do País estimulando a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional.

Para realizar o evento, o Mdic conta com a parceria dos principais órgãos federais e instituições estaduais com atividades relacionadas ao comércio exterior. Dentre eles, destacam-se o Banco do Brasil, o Sebrae, a ApexBrasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Caixa Econômica, o BNDES e os Correios, que também estarão expondo seus serviços e produtos para o público capixaba.

No Estado, são parceiros e participantes a Secretaria Estado de Desenvolvimento (Sedes), o sistema Findes, o Sindiex e o Centro Internacional de Negócios do Espírito Santo (CIN).

Esta será a quarta edição do Encomex no Espírito Santo, sendo que as três primeiras aconteceram em 1998, 2003 e 2005, quando a participação máxima chegou a 1400 pessoas. Maior que os eventos anteriores, o Encomex 2009 também tem como novidade a preocupação com a interiorização, buscando estender as oportunidades do comércio exterior para além dos grandes centros. Pela primeira vez, neste ano, estão sendo feitas mobilizações dos empresários dos municípios do interior capixaba, convidando-os a participarem do Encontro.

Para sensibilizá-los, foram realizados na semana passada encontros regionais com minicursos sobre exportação e oportunidades de negócios no exterior realizados por técnicos do Mdic, rodadas de negócios com empresas tradings e comerciais exportadoras e apresentação de linhas de crédito do Banco do Brasil e Bandes para quem pretende exportar. Serão organizadas caravanas para que os empreendedores do interior também participem do evento em Vitória.

A programação do Encomex é um misto de seminários, oficinas, encontros, mostra de produtos e serviços. O Encontro ocupará praticamente todo o Centro de Convenções de Vitória, que será dividido em diversos espaços, tudo com o objetivo de informar, orientar e motivar o empresariado. Haverá espaços de Convivência, do Exportador, dos Caminhos da Exportação com apresentações multimídia e projeções em telões, das oficinas setoriais e temáticas e das palestras, entre outras atividades.

Para reforçar o potencial capixaba, as oficinas temáticas abordarão as principais atividades regionais: rochas ornamentais, fruticultura, sucos, alimentos e bebidas. Como forma de revelar que as oportunidades no exterior estão ao alcance de todos, 14 empresas capixabas atendidas pelo programa Primeira Exportação, do Mdic, vão participar com estandes próprios.

São empresas de diversos segmentos que estão ingressando no comércio internacional, com projetos de exportação orientados pelo Mdic e pelo Centro Internacional de Negócios do Espírito Santo. Algumas já estão exportando, como as empresas Chama Indústria e Comércio, Lorena Pinheiro e Antenas Cristal, enquanto outras estão finalizando os projetos para começar as vendas externas. São os casos das empresas Bombiscoito, Brumatti e Le Chocolatier. Como incentivo, o evento ainda promoverá o Prêmio Destaque de Comércio Exterior, contemplando a empresa que mais se destacar em negócios internacionais.

História

O Encomex foi criado, em 1997 pelo Governo Federal com o objetivo de estimular o engajamento do empresário ao processo exportador. Percorrendo as principais cidades brasileiras, em 11 anos ele atraiu mais de 79 mil participantes e 30 mil empresas. O Encontro permite o compartilhamento de informações e oportunidades de negócios internacionais, envolvendo órgãos públicos e privados nacionais e internacionais.

Os participantes têm acesso a informações acerca de políticas e ações do comércio exterior, além de conhecer a estrutura disponível ao empresário que deseja exportar/importar em cada região, normas e ações na área de defesa comercial e orientações em matéria de egociações internacionais.

São apresentados, também, os instrumentos de apoio e estímulo, os mecanismos de financiamento, as regras básicas e o funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro, e as oportunidades de negócios no exterior.

Financiamentos

Parceiro do Encomex, o Banco do Brasil aproveitará o evento em Vitória para reforçar a divulgação do Proex (Programa de Financiamento às Exportações), que ainda é pouco utilizado no Espírito Santo, segundo o gerente regional de Comércio Exterior, Luciano Costa.

Criado pelo Governo Federal para oferecer às exportações brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional, as linhas de crédito do Proex apresentam diversas vantagens, como prazos, crédito sem limite e taxa referencial de custo inferior a 3%, quando a praticada no mercado atinge 10%.

Além do Proex e demais linhas de crédito, que visam apoiar ao exportador, o Banco do Brasil levará para o encontro o Balcão do Comércio Exterior, que funciona como um comércio eletrônico de exportação, as soluções eletrônicas de câmbio e as consultorias em negócios internacionais.

O Balcão permite as operações de venda do Brasil para o exterior, por meio da Internet, abrangendo desde a publicação de ofertas de produtos até o fechamento do câmbio referente às exportações efetuadas, incluindo gestão de pedidos, serviços de logística integrada, informações cadastrais, entre outros.

Já as consultorias orientam ao exportador sobre financiamento, comercialização pelo balcão, contratação de câmbio, informações sobre mercados, operações financeiras e até treinamento para situações mais pontuais.

Encontro de Negócios

Entre as 400 empresas comerciais exportadoras de todo o País que estão sendo convidadas para o “Encontro com Trading” do Encomex, 28 são do Espírito Santo. Além de propiciar a internacionalização de pequenos e médios empresários com potencial para isso, o objetivo é incentivar a ampliação dos negócios para aqueles que já atuam no comércio internacional por meio do Projeto Tradings do Brasil.

Com conhecimento especializado, estrutura adequada e aporte financeiro necessário, as tradings facilitam a colocação dos produtos no exterior. A atividade delas caracteriza-se pela aquisição de mercadorias no mercado interno para posterior exportação.

Fruto da parceria entre o Mdic e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Encontro de Negócios será uma oportunidade ímpar para as empresas de pequeno e médio porte, já que, após a aquisição das mercadorias das empresas produtoras, os riscos inerentes ao comércio internacional passam para as empresas comerciais exportadoras, que promovem sua exportação.

Fonte: DCI

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.