Fiesp: País corre risco com processo de desindustrialização

[photopress:real_1.jpg,full,centered]

Pressionada pelo forte crescimento das importações, devido à valorização do real, o país passa por um processo de desindustrialização, aponta a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Em setembro, o INA (Indicador de Nível de Atividade) registrou leve queda de 0,1% ante agosto, na série com ajuste sazonal. Sem a correção, a queda foi de 0,4%, informa reportagem da Folha de S.Paulo.

O país vive um processo de perda relativa da indústria na formação do PIB [Produto Interno Bruto] e na geração de emprego“, avalia o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp, Paulo Francini. De acordo com ele, porém, o resultado deste mês não preocupa, por ser considerado uma certa estabilidade da atividade. “A questão que se levanta é a respeito do futuro, do que ocorrerá daqui para frente”.

Segundo Francini, a participação da indústria de transformação, que chegou a 27% do PIB, hoje está em 15%. “Isso não ocorreu em um ano, foi um processo. O que estamos discutindo agora é para onde vão esses 15%. Nós corremos o risco de que esse número chegue a 13%, 12% até 10%”.

O diretor do Depecon afirma ainda que o crescimento da indústria deverá ficar entre 10% e 11% neste ano, mas que o resultado deveria ser superior. “Se analisarmos o crescimento da demanda e o da produção da indústria doméstica, veremos que a taxa de crescimento da demanda é superior à da atividade industrial. Portanto, se há demanda para ser atendida, isso está ocorrendo por meio de importações“.

Fonte: Fiesp

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.