Indústria de balas prevê crescimento de 10% em 2010

[photopress:71264417.jpg,full,alignright]

Os brasileiros comemoram os resultados de 2009 e chegam otimistas à 40ª edição da ISM 2010, International Susswaren Messe, a maior feira de balas e chocolates do mundo, que se realiza de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em Colônia, na Alemanha. Quarto maior produtor de confeitos do mundo e o 6° maior exportador desses produtos, no ano passado, mesmo com a crise internacional, o Brasil conseguiu não apenas manter praticamente estáveis suas vendas ao mercado mundial – que tinham sido recorde em 2008 –, como também aumentar de 142 para 145 o número de países para onde vende suas balas, gomas de marcar, chocolates e amendoim.

Para 2010, a expectativa da indústria brasileira é de crescer 10%. Um número recorde de 37 empresas brasileiras estará na ISM 2010, sendo 30 sob o guarda-chuva da Sweet Brazil (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ABICAB). Em projeto da entidade em parceria da Apex-Brasil, as empresas vão se instalar em uma área de 720 metros quadrados, a maior já ocupada pelo Brasil na ISM.

Com um parque industrial amplo, praticamente todas as indústrias brasileiras estão aumentando os investimentos em máquinas e instalações para ampliar a produção e atender uma demanda interna crescente, segundo a ABICAB. Os casos mais recentes são da Nestlé, que vai investir mais R$ 230 milhões (cerca de US$ 128 milhões) na expansão da capacidade de produção da planta da Chocolates Garoto, em Vila Velha (ES). Por sua vez a Kraft, que já tem uma fábrica de chocolates no sul do Brasil, vai desembolsar R$ 100 milhões (cerca de US$ 56 milhões) para construir uma unidade de produção de chocolates e sucos em Pernambuco.

Segundo a ABICAB, a abundância de matérias-primas (o Brasil é o 1° produtor mundial de açúcar e o 5° maior produtor mundial de cacau) e um mercado interno grande (85 milhões de consumidores reais numa população de 192 milhões de habitantes) criam as condições essenciais para que as indústrias sejam competitivas e conquistem mercados no exterior. Depois de um primeiro semestre de queda, as exportações brasileiras retomaram crescimento e o resultado é que devem ficar apenas cerca de 10% abaixo de 2008, que foi um ano recorde.

“Estamos tendo crescimento expressivo em mercados não tradicionais (Cingapura +46%, Coreia do Sul +27%, Rússia +144%), embora ainda haja perdas para os Estados Unidos, um dos nossos principais mercados”, diz o presidente da ABICAB, Getulio Ursulino Netto.

Fonte: NetComex

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.