Máquina ajuda no descarte correto de recicláveis

[photopress:unoenvironment.jpg,full,alignright]

Em breve, todas as empresas que utilizam material reciclável em suas embalagens serão responsáveis pelo seu descarte correto. Apostando nisso, empresa traz para o Brasil equipamento de logística reversa que vem ao encontro a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Dentro de pouco tempo, todas as empresas que produzem produtos descartáveis terão que prestar conta da destinação desses materiais após o uso. Assim que a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor, grandes marcas da cadeia de consumo terão que se adequar ao que fazer com as embalagens que, muitas vezes, são jogadas nas ruas, bueiros, rios, entre outros.

Para auxiliar nesta questão, chega ao Brasil uma alternativa que poderá minimizar a quantidade destes materiais recicláveis na natureza, até mesmo para que as empresas tenham tempo hábil para se adequar a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Susten Trading, representante exclusiva da marca Tomra no Brasil traz para o mercado nacional a primeira Máquina de Venda Reversa (em inglês Reverse Vending Machines RVM).

Com um investimento inicial de R$ 250 mil para importar as máquinas, a Susten Trading negociou dez equipamentos na cidade de São Paulo, em 2010, entre elas, estão as máquinas de demonstração e projetos-piloto para empresas de diversos setores. Para 2011, o objetivo é chegar com um total de 100 máquinas no Estado de São Paulo, com a previsão de faturamento R$ 850 mil. “A perspectiva para cinco anos é de crescer, em média, 50% ao ano”, ressalta Thiago von Gal.

De origem norueguesa, o equipamento é utilizado em países que adotam a legislação de Depósitos de Sentido Único, que estabelecem um depósito monetário para cada engarrafado (vidros, latas, plásticos) que for comprado. “Como no Brasil não há a lei do depósito, as empresas podem associar sua marca as máquinas nos quiosques de coleta, premiando seus consumidores com descontos em seus produtos ou até programas de acúmulo de ponto”, explica von Gal, diretor de desenvolvimento de negócios da Susten Trading.

A RVM aceita desde latas de alumínio e metal, garrafas tipo PET, plásticos, vidros e embalagens de produtos de beleza e de limpeza. “Nosso objetivo é conscientizar os brasileiros sobre a importância da reciclagem, não só das latinhas que já tem um índice altíssimo de reciclagem no Brasil, mas também de outros recipientes que os consumidores não sabem que são retornáveis. Esta ação pode reduzir os custos de energia água e também a redução de CO2 na atmosfera”, completa.

Para as empresas, o modelo prevê a possibilidade de exploração das máquinas como mídia em ponto de venda, garantindo a destinação correta dos recicláveis. Além de atrelar o nome da empresa a atitudes ecologicamente corretas, a máquina gera relatórios com o número de embalagens recolhidas de cada produto, dados que poderão ser usados para comprovar o cumprimento das regras da nova política. “Quando as empresas agregam valor à campanhas de incentivos sustentáveis, o consumidor se identifica pela causa e valoriza quem se preocupa com o meio ambiente. Logo, a reciclagem para empresas e consumidores irá se tornar um hábito”, relaciona Thiago.

O equipamento, que utiliza tecnologia avançada para identificar, coletar e compactar diversos materiais recicláveis, recebe um tipo de programação para reconhecer qual resíduo será inserido e assim armazenado em diferentes compartimentos dentro da máquina, pronto para o transporte seletivo. O sistema auxiliará as grandes empresas a se adequarem a Lei 12.305, em vigor desde maio de 2009, que obriga as indústrias que produzem e distribuem bebidas, óleos, lubrificantes e produtos de higiene a dar um fim adequado às embalagens, uma espécie de logística reversa.

Sobre a Susten Trading – Representante exclusiva do fabricante Tomra no Brasil, que desenvolve serviços sustentáveis agregados às empresas, bem como soluções integradas em reciclagem beneficiando ao meio ambiente.

Fonte: Farol Comunitário

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.