NCM dos produtos é obrigatório na emissão da nota fiscal

[photopress:88620998.jpg,full,alignleft]

O Decreto 2.429-R de 18 de dezembro de 2009 alterou a redação do Artigo 540 do RICMS-ES que trata da emissão da nota fiscal.

A nova redação estabelece a obrigação de consignar na nota fiscal o código da NCM dos produtos. Esta codificação é obrigatória e completa nas operações de saídas de fabricantes importadores e atacadistas, sendo que, conforme determina o Artigo 540, § 26º do RICMS-ES, nas saídas do varejo, quando acobertadas por nota fiscal, será obrigatório informar apenas o capítulo da classificação, composta por dois dígitos.

Esta nova obrigação exige que os cadastros de produtos incorporem os dados necessários a serem utilizados na emissão dos documentos fiscais, sendo conveniente imediata adequação dos sistemas utilizados pelos contribuintes.

A classificação fiscal pode ser encontrada na Tabela de IPI disponibilizada pela Receita Federal no site www.receita.fazenda.gov.br, sendo importante destacar que é possível alocar estes códigos apenas na família ou grupo de produtos, terão o mesmo código NCM, embora para muitos sistemas será melhor incluir a classificação no registro do item, que de um modo geral já contém a previsão.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.