Imagine que durante um evento você seja abordado pelo dono da empresa líder em seu mercado de atuação, ou até mesmo por um investidor interessado em entrar no segmento, e esta pessoa lhe pergunta: “Quer vender sua empresa? Quanto ela vale?” Ter uma resposta neste momento pode ser a diferença entre fechar um ótimo negócio ou um negócio simplesmente, razoável. Pense nisso! Independentemente do desejo ou não de vender sua empresa, conhecer o quanto ela vale ou ao menos ter uma boa ideia como referência, é fundamental, especialmente em momentos de turbulência econômica como o que estamos vivendo hoje em dia.




Normalmente se associa a ideia de calcular o valor da empresa quando se está cogitando a possibilidade de vendê-la, quando há alguém interessado, mas é importante destacar que são inúmeras as situações para as quais conhecer o valor do negócio é fundamental, como por exemplo: Desejo de aposentadoria; Mudança geográfica; Estratégias de expansão; Alianças estratégicas; Fusões e/ou Aquisições; Injeção de recursos no negócio (capitalização) através de um novo sócio, entre tantas outras.

Em momentos de cenário econômico conturbado, torna-se bastante comum que investidores vasculhem o mercado em busca de boas oportunidades para investir seus recursos, principalmente quando há um forte indicativo de queda na taxa de juros (Selic), o que torna o mercado financeiro menos atraente. Tem-se verificado com certa frequência nos últimos tempos um processo de consolidação de empresas em determinados segmentos, normalmente em que as empresas maiores compram as menores, ou, até mesmo, o contrário, visando ampliar sua participação de mercado, bem como diluir a estrutura de custos, através da sinergia que a junção de operações pode oferecer. Você sabe quanto vale a sua empresa?

Fonte: Jornal do Comércio – Ricardo Leal

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.