Receita Federal fechando o cerco ao contribuinte

[photopress:__ndice.jpg,full,alignright]

A implementação de novos recursos, normas e procedimentos da Receita Federal fecha cada vez mais o cerco ao contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica.

Hoje a Receita Federal tem diversos meios (controles) para acompanhar a movimentação financeira das pessoas. Além da DIMOF, temos a DIRPF, DIRPJ, DACON. DCTF, DITR, DIPI, DIRF, RAIS, DIMOB, etc. etc.. Ou seja, são varias fontes de informações.

Com os sistemas de informação mais abrangentes e eficientes, em breve o fisco poderá cruzar todas as informações disponíveis sobre o histórico de cada CNPJ ou CPF.

As informações que envolvam CPF ou CNPJ serão cruzadas on-line com:

• CARTÓRIOS: Checar os bens imóveis – terrenos, casas, apartamentos, sítios, construções;

• DETRANS: Registro de propriedade de veículos, motos, barcos, Jet-skis, etc.;

• BANCOS: cartões de crédito, débito, aplicações, movimentações, financiamentos;

• EMPRESAS EM GERAL: Além das operações já rastreadas (Folha de pagamentos, FGTS, INSS, IRRF, etc.), passam a ser cruzadas as operações de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, incluídos os básicos (luz, água, telefone, saúde), bem como os financiamentos em geral. Tudo através da Nota Fiscal Eletrônica, nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, amarrando pessoa física e pessoa jurídica através destes cruzamentos e podendo, ainda, fiscalizar os últimos 5 (cinco)
anos.

Este sistema é um dos mais modernos e eficientes já construídos no mundo, e logo estará operando por inteiro.

SUPERCOMPUTADOR T-REX E SISTEMA HARPIA

A Receita Federal passou a contar também com o T-Rex, um supercomputador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex, e o software Harpia, ave de rapina mais poderosa do país, que teria até a capacidade de aprender com o “comportamento” dos contribuintes para detectar irregularidades. O programa vai integrar as secretarias estaduais da Fazenda, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito e os cartórios.

FOCO NAS EMPRESAS DO SIMPLES

As empresas tributadas pelo SIMPLES Nacional representam 70% das empresas do Brasil e, mas respondem por apenas 6% de toda arrecadação nacional. O fisco deve focar seus esforços nessa fatia de contribuintes, pois é nela onde se concentra a maior parte da informalidade, ou seja, sonegação.

O que não significa que as médias e grandes empresas não estejam também na mira.

Acredita-se que, muito em breve, a prática da informalidade diminua Muito. A recomendação é de que as empresas se esforcem cada vez mais no sentido de regularizar pendências para minimizar problemas com o fisco.

DIMOF

Com fundamento na Lei Complementar nº 105/2001 e em outros atos normativos, o órgão arrecadador – fiscalizador apressou-se em publicar a Instrução Normativa RFB nº 811/2008, criando a Declaração de Informações sobre
Movimentação Financeira (DIMOF), pela qual as instituições financeiras têm de informar a movimentação de pessoas físicas, se a mesma superar a ínfima quantia de R$ 5.000,00 no semestre, e das pessoas jurídicas, se a movimentação superar a bagatela de R$ 10.000,00 no semestre. A primeira DIMOF foi apresentada em 15 de dezembro de 2008.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA JÁ PRONTA PELO FISCO PREVIAMENTE

O acompanhamento e controle da vida fiscal dos indivíduos e das empresas ficarão tão aperfeiçoados que a Receita Federal passará a oferecer a declaração de Imposto de renda já pronta, para validação do contribuinte, o que poderá ocorrer já daqui a dois anos.

CRIAÇÃO DO SISTEMA NASCIONAL DE INFORMAÇÕES PATRIMONIAIS DO CONTRIBUINTE

O projeto prevê, também, a criação de um sistema nacional de informações patrimoniais dos contribuintes, que poderia ser gerenciado pela Receita Federal e integrado ao Banco Central, Detran, e outros órgãos.

PENHORA ON LINE

Finalmente, já foi aprovado um instrumento de penhora on line das contas correntes. Por força do artigo 655-A, incorporado ao CPC pela Lei 11382/2006, poderá requerer ao juiz a decretação instantânea, por meio eletrônico, da indisponibilidade de dinheiro ou Bens do contribuinte submetido a processo de execução fiscal.

Assim, tendo em vista esse arsenal, que vem sendo continuamente reforçado para aumentar o poder dos órgãos fazendários, recomenda-se que o contribuinte promova revisão dos procedimentos e controles contábeis e fiscais praticados nos últimos cinco anos.

Todo cuidado é pouco: a partir de agora todos devem ter controle de todos os gastos no ano e verificar se os rendimentos ou outras fontes são suficientes para comprovar os pagamentos, além das demais preocupações, como lançar corretamente as receitas, bens, etc.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.