Sebrae cadastrará pequenas empresas para concorrências públicas

[photopress:73X73TWITTER_bigger.jpg,full,alignleft]

A partir de 2011, o Sebrae realizará o cadastramento de micro e pequenas empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do Governo Federal. Esse cadastramento está previsto em convênio da instituição com o Ministério o Planejamento, Orçamento e Gestão para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Equipes do Sebrae começarão a ser capacitadas com este objetivo.

“A entrada do Sebrae nesse processo amplia as possibilidades dos pequenos negócios participarem das compras públicas, porque a instituição tem interesse no seu crescimento, trabalha diretamente com essas empresas e conta com mais de 800 pontos de atendimento em todo o País”, avalia o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick. Só participam dos processos licitatórios do governo federal as empresas cadastradas no Sicaf. “Quem entra no Sistema é informado das licitações até por e-mail”, lembra o gerente, que participa em Curitiba de palestras no III Fomenta – Encontro Nacional de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.

Oportunidade

O Fomenta é promovido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para ampliar o acesso dos pequenos negócios nas compras públicas, um mercado que movimenta cerca de R$ 400 bilhões ao ano.

Para Bruno Quick, trata-se de oportunidade para os empresários ampliarem suas informações e fazerem valer os benefícios que têm no acesso às compras governamentais garantidos pelo capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

“O que legitima esses benefícios é exatamente o uso deles pelos empresários”, lembra o gerente, destacando a importância dos debates para os empresários legitimarem as vitórias alcançadas e garantirem novas conquistas. Isso, entende, é fundamental principalmente em virtude das mudanças nas administrações públicas que ocorrem a partir de janeiro, quando assumem os novos governadores e a nova presidente do País, além de novos representantes nos poderes legislativos.

“Os micro e pequenos negócios têm um reconhecimento muito grande sobre o seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do País. E as janelas de oportunidades tendem a se abrir”, afirma Quick.

Fonte: Sebrae

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.