SPED: sem chance para “jeitinhos” e “improvisos”

Muitas empresas, podemos dizer a maioria, estão vivendo uma corrida desenfreada para atender o prazo do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Decreto nº 6.022-11/01/2007, da Receita Federal. São implantações, mudanças, adaptações, mas não devemos esquecer dos – e muitos – benefícios que essa iniciativa trará. A maior, e talvez melhor parte de toda essa mudança, é a transparência no faturamento, na apuração de impostos, contabilidade e tantas outras informações que o SPED possibilitará. Tudo será facilmente informado e acessado em tempo real.

Finalmente o mercado será formalizado, sem chance para “jeitinhos” e “improvisos”, além da tão conhecida sonegação fiscal. Outra grande vantagem é que não será mais necessário o acúmulo de documentos físicos, ocupando espaço nos escritórios e muitas vezes exigindo tempo de procura e consulta.

É importante enfatizar que o SPED é uma esfera que engloba diversas áreas, dentre elas se destacam por importância e obrigatoriedade o EFD (Escrituração Fiscal Digital), ECD (Escrituração Contabil Digital), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), além do PIS/Cofins e CIAP, inseridas há pouco.

Agora, a exigência é em relação ao investimento. Antes de se pensar no SPED é necessário planejar e saber exatamente quais são as necessidades para sua empresa. Ouvimos muito falar em SPED. Mas quais são as etapas? O que é necessário fazer? Quanto tempo em média é necessário para a integração dos dados fiscais. Para isso, o mercado já conta com empresas que não só implantam ferramentas, mas prestam toda consultoria para identificar as soluções ideais para cada caso.

Quais são os riscos nessa transição? Já temos ferramentas disponíveis com foco na prevenção de inúmeras variáveis que podem surgir durante essa transição do formato convencional de Escrituração Contábil e Fiscal, para o formato digital no contexto do SPED, evitando assim impacto negativo em relação ao prazo de entrega das informações da corporação.

Resta observarmos então os efeitos positivos de tais medidas para as finanças, gerência e administração. Em todo caso, transparência e redução de custos nunca são demais.

 

Fonte: Administradores.com.br

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.