Vendas do comércio varejista capixaba cresce 17,2%

[photopress:grafico_seta_pra_cima.jpg,full,alignleft]Volume de vendas do comércio varejista ampliado capixaba apresenta crescimento de 17,2%

De acordo com dados da Resenha de Conjuntura, elaborada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista ampliado capixaba fecha o ano de 2008 com crescimento de 17,2% no volume de vendas e obtém a 2ª posição no ranking nacional.

Os resultados indicam, ainda, que em 2008 as vendas do comércio varejista foram impulsionadas pelas condições favoráveis de crédito ao consumo, pelo aumento da massa salarial e pela estabilidade de preços, especialmente nos três primeiros trimestres do ano. A partir de outubro, entretanto, os efeitos da crise econômica internacional se fizeram presentes, causando uma significativa desaceleração no ritmo de vendas.

No Espírito Santo, houve queda no volume de vendas no mês de dezembro em relação ao mês anterior (-2,5%) e em relação ao trimestre imediatamente anterior (-2,9%), após ajuste sazonal.

Na relação dezembro/2008/dezembro2007 houve ligeira queda de -0,3% no volume de vendas, a primeira taxa negativa desde setembro de 2003. Merece destaque a expansão nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+27,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+24,8%); Móveis e eletrodomésticos (+17,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (+13,5%).

Por outro lado, as vendas do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico registraram sua maior variação negativa do ano (-19,7%), o que denota forte desaceleração nas vendas, especialmente quando confrontado ao crescimento acumulado em 2008 (+5%). Já o desempenho do segmento Tecidos, Vestuário e Calçados, que foi afetado pelo aumento dos preços de produtos importados em face da desvalorização cambial, registrou a única taxa negativa no ano (-2,8%).

É importante assinalar que a retração nas vendas de Veículos, motos, partes e peças registrada no último trimestre do ano (-0,5%), em comparação ao mesmo período do ano anterior, que foi ocasionada pela restrição de crédito em função da crise econômica mundial, não comprometeu o crescimento obtido no ano (+30,7%). As vendas de Materiais de Construção também registraram queda no último trimestre de 2008 (-9%), mas ainda assim fecharam o ano com resultado positivo (+1,6%).

A receita nominal de vendas registrou alta de 6,6%, no mês de dezembro, frente ao mesmo mês de 2007 e 15,3% no acumulado do ano, revelando um índice de preços implícito de 6,9% e 6,4%, respectivamente.

De acordo com a diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi, mesmo diante de um contexto macroeconômico adverso, que se tornou evidente a partir do último trimestre do ano, as vendas do comércio varejista capixaba fecharam o ano de 2008 com crescimento de +8,4% em relação a 2007. No comércio varejista ampliado, composto pela soma do Varejo com as vendas automotivas e de materiais de construção, o resultado também foi positivo, com crescimento de +17,2% frente ao ano anterior, acima da média nacional (+9,9%).

Os dados complementares estão disponibilizados no site , em Resenha de Conjuntura.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.