Vitória é a cidade do país mais fácil de abrir uma empresa

[photopress:empresa.jpg,full,alignright]

Vitória é a cidade mais ágil e desburocratizada do Brasil em processos de abertura de empresas. O município ficou em primeiro lugar no ranking da pesquisa Placar dos Municípios, um relatório elaborado pelo Escritório para Serviços de Assessoria na América Latina e Caribe, da Corporação Financeira Internacional (IFC), do Grupo Banco Mundial.

O levantamento mediu e comparou variáveis como tempo, custos, números de inspeções, qualidade de serviços, e outros fatores relacionados ao trâmite específico, em cada município pesquisado.

A metodologia da pesquisa consistiu na entrevista de 30 empresários que haviam completado recentemente os procedimentos para inscrição e solicitação de licença de funcionamento e 20 empreendedores que haviam completado o processo de solicitação de alvará de construção. Também foram entrevistados, em cada município, quatro funcionários municipais envolvidos no processo de licença de funcionamento e outros quatro no de alvará de construção.

Segundo a consultora técnica do IFC, Rosângela Figueroa os esforços realizados pela Prefeitura para simplificar os procedimentos para inscrição e obtenção de licença de funcionamento e alvará de construção foram decisivos para que a cidade fosse a campeã do país.

Na avaliação do prefeito João Coser, o maior desafio no Brasil é fazer funcionar um sistema ágil de legalização, principalmente para as micro e pequenas empresas. “Em Vitória, quando o processo para instalação de uma empresa é aberto, o despacho vai automaticamente para município e para a União, ao mesmo tempo. Isso dá uma velocidade muito grande.”, avaliou.

O objetivo do estudo é o oferecer ao município um resumo executivo de seus resultados em comparação com o grupo de municípios selecionados dentro de seu próprio país.

Fonte: Gazetaonline

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.