Você já tem um plano de vendas para a Black Friday?

Veja como planejar suas ações e falar diretamente com o público interessado em seu produto ou serviço.

Empresas de varejo inteligentes são aquelas que adaptam sua estratégia de vendas para diferentes épocas do ano, principalmente em datas comemorativas como a Black Friday que acontecerá, este ano, no dia 23 de novembro no Brasil.

No país a data vem ganhando cada vez mais popularidade e, segundo um estudo da Ebit, empresa especializada em análise de dados do e-commerce, a previsão é que a Black Friday impacte cerca de 84% dos brasileiros em 2018. Diante dessa previsão, o comércio precisa estruturar um planejamento estratégico para entender quais são as preferências do público e como entregar um serviço de atendimento ao cliente com qualidade.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade e captar novos clientes, listamos 4 principais pontos que devem ser levados em consideração na estruturação do planejamento estratégico:

  1. Desconto para produtos selecionados

Não são todos os produtos que devem receber descontos generosos, principalmente quando são exclusivos para consumidores com alto poder aquisitivo. Antes de determinar quais serão os produtos e/ou serviços que participarão do Black Friday, é preciso já deixar mapeado informações como margem de lucro, demanda e fluxo de caixa. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar o que fará mais sentido ter desconto de acordo com as necessidades da empresa.

Um outro ponto importante para avaliar é mapear quais os produtos podem ser incluídos na promoção. Por se tratar de uma data onde o comércio oferece descontos bastante atraentes para o consumidor, ganha aquele que conseguir criar uma combinação de produtos que se complementem e induza o cliente a querer voltar a comprá-lo posteriormente.

  1. Comunicação omnichannel

Uma boa estratégia de vendas faz uso da comunicação omnichannel, ou seja, utiliza diferentes canais de relacionamento e vendas para se comunicar com o consumidor. De acordo com o relatório chamado Beyond the Checkout Cart do MIT, Massachusetts Institute of Tecnology, o consumidor omnichannel utiliza vários meios online e off-line antes de finalizar uma compra.

Com essa informação é possível estabelecer uma estratégia transparente para atender o cliente durante todas as fases da compra, integrando os canais de comunicação e proporcionando uma experiência relevante e inteligente para o consumidor.

  1. Campanhas segmentadas

Mensagens personalizadas traduzem a importância que você dá ao seu cliente. Após mapear quais os produtos receberão um desconto maior, é necessário determinar quais os clientes demonstrariam mais interesse em conhecer seu produto e/ou serviço.

Para aumentar as suas oportunidades de venda, a Serasa Experian oferece modelos de afinidade para que você consiga buscar novos clientes de forma segmentada e aborde pessoas como, por exemplo, com interesses em seguros, eletrônicos, cosméticos, entre outros. Dessa forma, você poderá entregar uma experiência personalizada e aumentar suas chances de sucesso na prospecção.

  1. Plataforma eficiente

Sua estratégia de vendas pode contemplar um estudo sobre produtos, comunicação omnichannel e um atendimento personalizado, mas você poderá não atingir sua meta se sua plataforma online não for eficiente.

Como dito anteriormente, os consumidores utilizam vários meios de comunicação antes de finalizar uma compra e o site do estabelecimento é quase sempre visitado. Para evitar que a experiência de seu consumidor seja prejudicada, antecipe todos os possíveis problemas que você poderá enfrentar como grandes picos de tráfego e problemas na forma de pagamento.

Fonte: Serasa

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