Canudo biodegradável fabricado no Brasil pela Strawplast

Muita polêmica tem sido criada em torno dos canudos plásticos, com certo movimento tentando tornar estes os vilões da poluição contra o meio ambiente.

No mês de agosto de 2018, fizemos o lançamento do canudo biodegradável fabricado no Brasil pela Strawplast, produto este já projetado antes mesmo da polêmica criada pela PL 1691/15 na cidade do Rio de Janeiro.

Este produto é o primeiro de uma série de lançamentos que ainda virão, que visam trazer alternativas de consumo dos canudos no dia a dia, tais como canudo de papel, muito procurado como substituto.

CANUDO BIODEGRADÁVEL FABRICADO NO BRASIL PELA STRAWPLAST

 canudo biodegradável fabricado no Brasil pela Strawplast

Mas afinal o que é o canudo biodegradável, ou canudo bio?

É uma solução biodegradável que utiliza a tecnologia para acelerar o processo de decomposição do plástico.

Como funciona?

Ele possui o aditivo GO GREEN P-LIFE na sua composição que diminui seu tempo de degradação no meio ambiente. No final da decomposição o canudo transforma-se em H2O, BIOMASSA e CO2.

O aditivo oxi-biodegradável é aprovado conforme norma ASTM D6954-4 com certificação internacional. Atende a normativa ANVISA RDC 51 e 52, aprovada para uso em contato com alimentos.

O aditivo é composto por lubrificantes e ácidos graxos derivados do óleo de coco da palmeira. O canudo não possui cheiro e sem resíduos tóxicos.

Em quanto tempo o canudo biodegradável ou canudo bio se decompõe?

O canudo biodegradável Strawplast sofre biodegradação completa em 2 anos e 6 meses. A validade do canudo é de 1 ano e 5 meses a partir da data de fabricação e não precisa de local especial para o armazenamento.

O canudo biodegradável pode ser reciclado?

O canudo biodegradável fabricado no Brasil pela Strawplast pode ser totalmente reciclado, tanto o sachê do canudo como a caixa de papel, e inclusive é recomendado que ele seja reciclado. Mesmo sendo biodegradável, ele pode ser descartado na lixeira com outros produtos plásticos para ser reciclado.

Quais as opções disponíveis para o mercado?

Os canudos biodegradável Strawplast são produzidos na cor transparente, embalados individualmente em sachê de papel que contém impresso informações sobre o produto e a identificação destacada em cor verde para facilitar a percepção do consumidor. Os sachês de papel já atendem o projeto de lei PLC20/2018 em tramitação

O produto pode ser adquirido em caixas com 6 caixas display com 500 canudos em duas versões: CANUDO GARRAFA com 24cm e CANUDO COMUM com 19,5cm, ambos com 5mm de diâmetro. A caixa display pode ser usada como dispenser do canudo, com todas as informações do produto na caixa, trazendo um diferencial na hora de expor o produto no ponto de consumo. A caixa display possui lacre de segurança!

Mas o canudo é o vilão contra o meio ambiente?

O canudo é essencial para a vida de muitas pessoas! Uma blogueira com deficiência física contestou o fim dos canudos plásticos. Na sua ponderação defende que fomentar a produção das empresas usando a pesquisa científica e alternativas que usem tecnologia. E é exatamente esta solução tecnologicamente testada e aprovada pelas normas que apresentamos com o canudo biodegradável Strawplast.

Mas o canudo não é o vilão contra o meio ambiente. Há outros itens produzidos em plásticos que tem alto consumo e que também passam por pesquisas que visam reduzir o impacto ambiental. Um exemplo vem do Chile que está criando plásticos solúveis em água e que não poluem. As garrafas pet também possuem um programa de logística reversa atingindo aproximadamente 51% da destinação para reciclagem, a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos sancionada em 2010.

Entretanto, menos de 8% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva de lixo e este número avançou muito pouco após a lei, o que geraria um grande avanço na defesa do meio ambiente e sem custos ao município.

Outra iniciativa importante era aumentar o incentivo aos catadores de lixo, que são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil, para que se repetisse o sucesso com as latinhas de alumínio também para os plásticos.

Em resumo, o canudo plástico representa uma pequena parcela de derivados plásticos na cadeia de consumo global e é totalmente reciclável, podendo se transformar em novos produtos a partir da reciclagem adequada, tornando-se uma matéria prima renovável.

A exigência de uso do canudo de papel também não é das melhores alternativas, pois o processo produtivo da celulose, matéria prima do papel, também gera impactos na natureza com o desmatamento de árvores nativas para o plantio em larga escala de eucalipto e outras árvores fornecedoras de matéria prima para a indústria.

Precisamos analisar o mundo sem plásticos e os impactos para a sociedade.

Afinal de quem é a culpa?questão dos canudos

Na verdade, toda esta polêmica em torno dos canudos, já aconteceu antes com copos descartáveis com o incentivo de uso de canecas. Também com as sacolas plásticas de supermercado, que passaram a produzir sacolas também com aditivo para serem biodegradáveis e tantos outros produtos que são considerados de tempos em tempos no vilão do meio ambiente.

Porém a responsabilidade pelo descarte correto dos produtos é do consumidor, seja ele no consumo no lar ou na rua. Fazer a separação dos materiais, e cobrar das prefeituras a coleta seletiva é o único caminho viável para este ciclo ser feito. De nada adianta cobrar das empresas a produção de itens recicláveis, biodegradáveis e outras alternativas ecológicas, se o descarte continuar sendo feito indevidamente.

tornar mundo melhorO consumo de alimentos fora de casa tem aumentado a cada dia, e também questões como economia de água e energia por questões climáticas, forçam-nos a usar descartáveis para não gastar mais para a limpeza de utensílios. Assim, é necessário a educação ambiental começando dentro de nossa casa, nosso condomínio, nosso bairro, nossa cidade e assim transformar nosso planeta ecologicamente sustentável.

Até lá, a Strawplast reforça seu compromisso de dar opções ao consumidor para comprar produtos que são recicláveis e biodegradáveis, com o canudo biodegradável fabricado no Brasil pela Strawplast, reforçando nosso objetivo de inovação e consciência ambiental.

Faça hoje mesmo seu orçamento. Para o estado do Espírito Santo clique aqui. Para demais estados acesse este link.

#canudobiodegradavel #canudobio #canudostrawplast

 

Comments

comments

RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *