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Faltando três semanas para a chegada de 2011, empresários de micro e pequenos negócios do Estado declaram as boas expectativas para os próximos 12 meses. Levantamento realizado com empreendedores participantes de projetos do Sebrae no Espírito Santo mostrou que 87% dos entrevistados prevêem bons negócios ano que vem.
A pesquisa “Expectativas Empresariais para 2011”, uma espécie de raio X do pequeno negócio capixaba, mostra que o ano vindouro está sendo visto com bons olhos. A maior parte dos 2.071 entrevistados possui até 19 empregados. Em novembro, eles responderam a um questionário estruturado e padronizado, fornecido pelo Sebrae/ES.
Perguntados sobre como esperam a reação das vendas em 2011, 65% disseram que prevêem ampliação nas vendas. Outros 22% esperam, no mínimo, manter a média de 2010. E essa média foi boa, conforme detalhado na pesquisa, que mostrou que 78% dos entrevistados fecham este ano com saldos positivos. Daqueles que tiveram aumento nas vendas em 2010 o percentual médio foi de 23%.
O ano vindouro também será com mais empregos. De cada 10 entrevistados, três vão abrir novas vagas e aumentarão o quadro de funcionários. Outros 66% não pensam em demissões. Para estimular as vendas em 2011, os entrevistados pretendem investir mais em divulgação, melhorar o atendimento e reduzir custos.
O superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, comemora os dados e enfatiza o momento favorável na economia do Estado.
“A pesquisa mostrou que temos um cenário favorável para 2011. Os empresários estão confiantes. A própria economia do Espírito Santo e a estabilidade das políticas públicas contribuíram para que isso acontecesse e dão uma segurança para o empreendedor investir. A pesquisa mostra que 65% dos empresários apostam que continuarão crescendo. Em 2010, quase 70% dos empresários contrataram. Em 2011, quase 30% pretendem aumentar o quadro de funcionários. Mas a tendência é aumentar na proporção em que a economia mostra que está favorável”, declara José Eugênio Vieira.
Saiba Mais*
Vendas em 2010
6 % disseram que reduziram
16% disseram que nada mudou
78% afirmaram que cresceram as vendas
Crescimento em 2010
As vendas aumentaram em média 23%.
13,1% tiveram aumento de até 10%
27,4% tiveram aumento de 11% a 20%
36,5% tiveram aumento de 21% a 30%
20,2% tiveram aumento de 31% a 40%
1,6% tiveram aumento de 41 a 50%
0,8% tiveram aumento de 51 a 60%
0,4% tiveram aumento maior que 70%
Projeção de vendas para 2011
Expectativas positivas para 87% dos entrevistados.
A maioria (65%) prevê ampliação nas vendas.
Outros 22% esperam, no mínimo, manter a média de 2010.
Estratégias para estimular as vendas em 2011
6% sem estratégia
22% Ampliar o mix de produtos
29% Reduzir preços
38% Reduzir custos
42% Melhorar atendimento
45% Investir mais em marketing e propaganda
Acesse a pesquisa completa, clicando aqui.
Fonte: ASN