A melhora de poder aquisitivo conduziu a um maior “relaxamento” do consumidor quanto ao seu orçamento. Pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos divulgada na quarta-feira (6/7), que ouviu mil domicílios em todo o país entre os dias 21 e 31 de abril mostra que, em abril, cresceu o número de pessoas que desconhecem o quanto paga em tarifas bancárias; e que não faz pesquisa nem de preços à vista, nem de juros antes de comprar a prazo.
Dados do levantamento, realizado desde 2007, mostram que a fatia de entrevistados que não sabe quanto paga em tarifas de banco subiu de 60% para 63% de abril de 2010 para abril de 2011. No mesmo período, diminuiu o porcentual de consumidores que sabe o valor das tarifas, de 40% para 37%. Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, o brasileiro sente-se mais confortável com sua situação financeira devido à continuidade do bom cenário de emprego formal, com patamar ainda elevado de massa salarial.
A satisfação do consumidor quanto aos seus ganhos também se refletiu no recuo do porcentual de renda comprometido com empréstimos, de abril de 2010 para abril de 2011, de 26% para 22% do total dos ganhos mensais. Isso também derrubou interesse de pesquisar mais antes de efetuar compras. A fatia de entrevistados que faz pesquisa de preços à vista antes de comprar a prazo caiu de 82% para 68%, de abril em 2010 para abril de 2011. Já a dos que não pesquisam quase dobrou, de 17% para 31%.
“O aumento da concorrência entre empresas torna preços muito parecidos. Daí, o consumidor pensa que não precisa pesquisar tanto”, salientou o especialista. Também cresceu a parcela de pessoas que não pesquisam juros antes de tomar empréstimos, de 33% para 47%, no período; e caiu de 67% para 52% a fatia de entrevistados que o fazem.
Fonte: O Estado de S. Paulo