Pesquisa aponta logística como o maior gargalo do País

[photopress:98941771.jpg,full,alignleft]

O setor logístico é considerado pelo empresariado brasileiro como o maior gargalo de infraestrutura do Brasil. Essa é a conclusão de pesquisa Ibope realizada a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham), informa O Estado de S.Paulo. Segundo o levantamento, depois do setor de logística e distribuição, apontado por 54% dos entrevistados, está o de telecomunicações (30%). A área de energia, que ficou marcada pelo racionamento de 2001, foi mencionada por apenas 4% das companhias consultadas.

A pesquisa contou com 211 entrevistas, no período de 28 de abril a 17 de maio deste ano, e apontou que os modais rodoviário e aéreo são considerados os principais problemas do setor logístico no País.

Dados apresentados por Maurício Giardello, sócio da PricewaterhouseCoopers, mostram que no aspecto logístico o Brasil está em um patamar inferior ao dos demais países que compõem o bloco chamado Bric (Brasil, Rússia, China e Índia). O executivo citou que, em 2007, o Brasil tinha apenas 6% das estradas pavimentadas, enquanto esse porcentual era de 67% na Rússia, de 63% na Índia e de 80% na China. “As deficiências dos nossos portos e do nosso sistema rodoviário provocam perdas de US$ 5 bilhões ao agronegócio brasileiro”, acrescentou o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, que defendeu a expansão dos modais ferroviário e hidroviário para o transporte de produtos.

Além de identificar as fragilidades da infraestrutura do Brasil, a pesquisa apontou que a falta de clareza nas regras, a instabilidade das agências reguladoras, a insegurança jurídica, a legislação ambiental e os aspectos financeiros são considerados os principais obstáculos para uma participação mais expressiva do setor privado nos investimentos em infraestrutura no País.

Fonte: ABAD

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.