Sequestro de dados, um novo tipo de vírus

Esta semana o Ars  publicou um artigo sobre uma nova forma de vírus em que os dados do computador são criptografados e o dono tem que pagar uma quantia x para descriptografar os dados.

CryptoLocker

O problema não é exatamente novo, mas não deixa de ser assustador. Ainda mais com o crescimento do Bitcoin como moeda de pagamento. No caso do Bitcoin é muito difícil que se possa seguir a máxima do filme Todos os homens do presidente: “Follow the money”, não há modo simples de seguir o dinheiro num sistema de transações completamente distribuído.

O nome do novo vírus é CryptoLocker, que cobra 300 dólares para libertar os arquivos, que ele criptografou, em seu computador . Caso você não tenha backup, não há outra solução senão pagar. Até o presente momento não há forma conhecida de obter a chave de descriptografar os arquivos.

A solução é não pegar o vírus e manter backups atualizados.

Além disso o virus pode se espalhar ou criptografar dados em outros computadores que tenham arquivos compartilhados para leitura e escrita.

Algumas sugestões para você ensinar a seus clientes ou parentes que ligarão apavorados depois de contaminados.

  1. Backup sempre.
  2. Windows atualizado e legalizado. Nunca tenha Windows pirata.
  3. Antivirus atualizado. Mesmo que seja o Microsoft Defender, sempre atualizado.
  4. No caso do Windows 7 e 8, nunca aceite um arquivo que vem por e-mail que peça autorização de administrador para instalar.
  5. Não baixe programas piratas ou crackers. Um mero joguinho pirata para seu filho pode custar muito caro.

Fonte: Zeletron

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.