Sudeste vai crescer mais a média do Brasil

[photopress:sudeste.jpg,thumb,alignright]

A Região Sudeste será o principal polo de atração de investimentos do País nos próximos anos, principalmente num cenário de desenvolvimento sustentável, informa O Estado de S.Paulo. Com o pré-sal e as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada no Rio em 2016, a perspectiva é que a região apresente, já a partir deste ano, níveis de crescimento acima da média nacional.

Estudo da Tendências Consultoria aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) da Região Sudeste crescerá 0,6% acima da média nacional em 2010 e, entre 2011 e 2014, o aumento médio anual será de 0,3%. “Os investimentos da Olimpíada estarão centralizados no Rio e as três principais sedes da Copa ficam no Sudeste”, diz Adriano Pitoli, chefe da área setorial da Tendências.

Além disso, como lembra Eduardo Amaral Haddad, presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais (Aber), a região se destaca pela qualidade da mão de obra, da infraestrutura de transporte e da cadeia produtiva já desenvolvida e, ainda, pela proximidade dos principais mercados consumidores.

O economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, lembra que a exploração do pré-sal é prioridade para a Petrobrás que, nos próximos 10 anos, deve investir US$ 110 bilhões no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, e que a produção de equipamentos está concentrada na região.

Já o economista Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios, lista vários projetos de infraestrutura que devem movimentar os negócios: a alça leste do Rodoanel, o terceiro terminal do Aeroporto de Cumbica, a ampliação de Viracopos e investimentos no Porto de São Sebastião e na Refinaria de Paulínia. Leite também vê o agronegócio como fator de crescimento e investimentos.

Fonte: ABAD

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.