Você sabe como são feitos os copos plásticos?

O plástico facilita a vida das pessoas e, mesmo sem você perceber, ele está em praticamente tudo o que usamos no dia-a-dia: nas embalagens de comida, roupas, brinquedos, computador, televisão… Nas festinhas de aniversário, então, o copo plástico é presença garantida!

Mas você já parou para pensar de onde eles vêem e como são feitos?

Saiba por onde o copo plástico passa até chegar a sua festinha…

Como é feito: Plástico
1. A matéria-prima dos plásticos é o petróleo.
Como é feito: Plástico

 

 

 
2. O petróleo é extraído dosubsolo e enviado a uma refinaria, usina onde é feita a transformação do petróleo bruto em produtos refinados e derivados. Lá, ele é separado em componentes, como gasolina, óleo diesel, gás, querosene, piche etc. O componente mais leve do petróleo é chamado nafta.

Como é feito: Plástico

 

 

 

 

 

 

 3. A nafta é enviada a uma central petroquímica para ser novamente dividida em outros componentes que serão utilizadas para a produção dos plásticos.
Como é feito: Plástico

 

 

 

 

 

 

 4. Ao final do processo de produção, os plásticos são gerados em forma de grãos.
Como é feito: Plástico

 

 

 

 

 

 

 

 5. Os grãos de plás tico são enviados para indústrias, onde são transformados nos mais diversos produtos, entre eles o copo plástico.
Como é feito: Plástico

 

 

 

 

 

 6. Os copos plásticos chegam aos consumidores por meio de lojas, supermercados, feiras, etc.
Como é feito: Plástico

 

 

 

 

 

 7. Depois que você toma refrigerante na sua festa de aniversário e termina de utilizar o copo plástico, ele se transforma em resíduo. Então, é hora de começar a reciclar!

 

 

 

 

 

 

 

Como é feito: Plástico 8. A primeira coisa a se fazer no processo é reutilizar o copo, fazer artezanatos etc. Depois a próxima fase é a reciclagem. Jogar o copinho no cesto de coleta seletiva do seu prédio ou do supermercado onde seus pais fazem as compras. A cor do cesto do copinho de plástico e de outros objetos de plástico é o vermelho.

 

 

 

Como é feito: Plástico 9. Depois de depositados e recolhidos, os copinhos vão para estações de triagem.

 

 

 

Como é feito: Plástico 10. É nas estações de triagem que eles são separados e encaminhados para os recicladores adequados.
Normalmente, os recicladores produzem plástico reciclado em forma de grãos, ou seja, granulado.

 

 

 

 

 

Como é feito: Plástico 11. Os fabricantes de copinhos (e de outros produtos) compram o plástico granulado dos recicladores.

 

 

 

 

 

Como é feito: Plástico 12. Por fim, o plástico reciclado é transformado em uma infinidade de novos produtos como vestuário, peças para carros, carpetes, bolsas, solas de sapatos, móveis e outros itens plásticos!

 

 

 

 

 
Quando descartados de maneira incorreta, os plásticos causam graves impactos no meio ambiente, pois podem levar séculos para se decompor completamente. Além disso, quando são depositados em aterros e lixões, os plásticos ainda prejudicam a decomposição de matéria orgânica, pois criam camadas que impedem a troca de líquidos e gases no processo natural de degradação biológica.

É por tudo isso e muito mais que a coleta seletiva é tão importante para ajudar a preservar o nosso planeta. Então, já sabe: faça a sua parte e recicle!

 

 

Fonte: Brincando na rede

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.