Brasil completa um ano na liderança de juros reais

[photopress:juros.jpg,full,alignright]

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de elevar a taxa básica de juros do país em 0,50 ponto percentual, para 11,25% ao ano, fez com que o Brasil completasse um ano na liderança do ranking dos países com maiores juros reais do planeta.

Em termos nominais, a taxa básica brasileira só perde hoje para a praticada no Paquistão (14%) e na Venezuela (18,10% ao ano). A diferença é que, em ambos os países, a inflação é bem mais alta do que aqui. No vizinho sul-americano, os índices ao consumidor oscilam em torno de 27%. No Paquistão, estão na casa dos 20%. O IPCA, indicador oficial do Brasil, subiu 5,91% em 2010.

Por isso, o juro real (que desconta os índices de preços) brasileiro é o mais elevado de todos, chegando a 5,5% ao ano. Para que o Brasil deixasse a primeira colocação no ranking, seria necessário um corte de 3,5 pontos percentuais na taxa Selic, para 7,25% ao ano. Assim, o país chegaria a um juro real de 1,7%, ocupando a terceira posição.

Segundo especialistas do mercado financeiro, a perspectiva é de que essa situação não mude no curto e, provavelmente, nem no médio prazo. Eles dizem que o País ainda não criou condições estruturais para ter uma taxa básica de juros mais baixa.

O outro argumento usado com frequência pelos especialistas está relacionado à demanda tradicionalmente muito forte na economia brasileira. No ano passado, a demanda total (que inclui consumo e investimentos) avançou cerca de 10%, segundo estimativa do Ministério da Fazenda. O PIB geral subiu estimados 7,5%. (Fonte: Folha.com e Estadão online)

Veja o ranking dos dez países com os maiores juros reais:
1º Brasil……………. 5,5%
2º Austrália………. 1,9%
3º África do Sul…. 1,8%
4º Hungria……….. 1,0%
5º Filipinas……….. 1,0%
6º Polônia………… 0,8%
7º Malásia………… 0,7%
8º China…………… 0,7%
9º Taiwan………… 0,4%
10º Chile………….. 0,3%

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.