Brasil tem maior carga tributária segundo estudo

[photopress:burro_clayton_1.jpg,full,centered]

O Brasil é o país com maior carga tributária entre os Brics (grupo formato por Brasil, Rússia, Índia e China). O total de impostos, tributos e contribuições recolhidos no país é de 34% do Produto Interno Bruto (PIB). Na Rússia, a carga é de 23% do PIB, na China é de 20% e na Índia, país com estrutura tributária parecida com a brasileira, o total da arrecadação corresponde a 12,1% do PIB. Os dados são do levantamento “Carga Tributária no Mundo – Um comparativo Brasil x Brics”, apresentado pelo sócio do escritório Machado-Meyer, Daniel Monteiro Peixoto, no seminário Reforma Tributária Possível.

De acordo com Peixoto, o problema não é o tamanho da carga tributária no Brasil, mas sim a qualidade do uso dos recursos arrecadados. Ainda assim, o Brasil leva alguma vantagem sobre seus parceiros do Bric nos avanços dos instrumentos arrecadatórios e na distribuição dos recursos arrecadados. “Hoje, a aparelhagem de arrecadação do Brasil é bem melhor”.

No entanto, quando o estudo avalia a simplicidade da estrutura tributária em 183 países, o Brasil consegue ficar em último lugar, bem longe do penúltimo colocado, que é a República dos Camarões, na África.

A Índia tem baixa capacidade de arrecadação e isso gera um déficit fiscal da ordem de 10% em relação ao PIB. No Brasil, que tem uma população de cerca de 185 milhões de habitantes, o número de contribuintes é de 20 milhões, enquanto na Índia, com 1,1 bilhão de habitantes, há 40 milhões de contribuintes para o Fisco.

Fonte: Agência Estado

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.