O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio das informações trabalhistas das empresas em relação aos seus empregados, sócios e autônomos.

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.



A obrigatoriedade de utilização do eSocial será em janeiro de 2018 para as empresas que faturaram acima de 78 milhões em 2016 e julho de 2018 para as demais empresas.

Há menos de dois meses da implantação do eSocial, pesquisas apontam que as empresas ainda não estão de fato preparadas para atender ao sistema que trás consigo 44 eventos e 26 tabelas e um número infindável de informações.

Problemas de inconsistência cadastral, como divergências no nome, PIS ou CPF dos funcionários, compatibilidade do cargo com CBO, a falta de preenchimento de dados cadastrais como endereço, estado civil, escolaridade, etc. e a adequação do software de folha estão entre os problemas mais comuns durante o processo de preparação para implantação do eSocial.

Por todos esses motivos é fundamental o envolvimento da direção da empresa, gestores, tecnologia da informação e Recursos Humanos.

Muitas vezes, o principal desafio está na mudança da cultura organizacional, uma vez que o eSocial traz novas formas de exigência e controle do fisco na rotina da empresa.

Curso sobre o e-Social

No dia 24 de janeiro, a Acaps promoverá um curso com Ariane Mendonça, especialista em Direito e Processo do Trabalho, em Vitória, para orientar sobre o cumprimento das obrigações acessórias advindas do eSocial.

Os interessados podem realizar as inscrições através do site www.acaps.org.br ou pelo telefone (27) 3324-3599.

Fonte: Acaps

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.