Mudança no programa para emissão de Cupom Fiscal

[photopress:ecf.jpg,full,alignright]

Através do decreto 2.301 de 17 de julho de 2009, anexo, o Estado do Espírito Santo instituiu prazos para que os Softwares de frente de loja se adequem as regras do PAF-ECF – Programa Aplicativo Fiscal Emissor de Cupom Fiscal. Esta medida poderá trazer transtorno para os contribuintes do ICMS, pois pouquíssimos programas se preparam para atender ao roteiro estabelecido e assim condicionar seu sistema a avaliação dos técnicos da FAESA que é a entidade competente para a homologação dos softwares dentro do nosso Estado.

O art. 659-B estabelece que os contribuintes usuários de ECF devam observar os prazos estabelecidos, e cobrar das empresas desenvolvedoras de seus respectivos programas o número de suas homologações e verificar se a mesma está preparada e agendada a tempo para atender a legislação. No Estado apenas um Software foi homologado pela FAESA. Pelos prazos estabelecidos e pela pouca procura para agendamento de homologação estimamos que cerca de 70% dos sistemas irão sair do mercado. Segue abaixo os prazos estabelecidos:

– A partir de 1º de setembro de 2009, qualquer substituição de programa somente será autorizada se o mesmo for PAF-ECF.

– A partir de 1º de outubro de 2009, qualquer intervenção técnica necessária no equipamento (conserto, Cessação ou lacração), só será autorizada se o mesmo for PAF-ECF.

– A partir de 1º de janeiro de 2010, qualquer sistema integrado ao ECF só poderá rodar se for PAF-ECF, isso quer dizer, qualquer venda efetuada por meio de sistema que não seja homologado é considerada inidôneo = venda sem NF.

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.