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Pesquisa revela os desejos do cliente
Vitrine chamativa, loja limpa e organizada, estacionamento para clientes e fachada atraente. O consumidor dá valor a tudo isso, revela pesquisa realizada pelo Sebrae-PR e pelo Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), em Cianorte-PR, informa o site InfoMoney.
A vitrine foi apontada como importante por 35,7% dos entrevistados. Depois aparecem limpeza da loja (17,9%), arrumação (16,8%), estacionamento (8,5%), crachá (7,2%), fachada (5,2%), uniforme dos funcionários (4%), pintura (2,7%) e iluminação (2%).
Qualidade importa mais que preço
A pesquisa revelou ainda que a qualidade do atendimento pode ser tão ou mais importante do que os preços dos produtos.
Quando questionados sobre o que pode ser melhorado no comércio de Cianorte, especificamente, 27,8% dos consumidores apontaram o atendimento, 27,4%, o estacionamento, 11,4%, o preço, 7,3%, a variedade, 6,6%, a entrega, 4,4%, a qualidade dos produtos, 4,2%, o horário de funcionamento, 3,9%, as promoções, 2,7%, as condições de pagamento, e 2,7%, as instalações.
Homens X mulheres
Os itens vitrine, limpeza, arrumação, crachá, fachada e uniforme são mais observados pelas consumidoras. Já os homens ficam mais atentos ao estacionamento, à pintura e à iluminação.
“Uma loja bem organizada, com uma boa gestão, pode fazer a diferença. O estudo mostra que o consumidor está atento e que a venda depende de uma série de fatores”, afirma o gerente da regional do Sebrae-PR, Luiz Carlos da Silva.
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 611 pessoas com mais de 15 anos em todas as regiões da cidade, entre 4 e 11 de outubro. Os consumidores foram convidados a responder quais itens são mais observados por eles, quando chegam a uma loja.