Queda de juros no Brasil é sustentável?

A queda dos juros no Brasil é estrutural e sustentável, e os investidores em geral estão mudando a alocação de recursos para se adaptarem. Na avaliação do presidente do HSBC Global Asset Management, Pedro Bastos, esse movimento dos investidores já está sendo sentido pelo mercado e os juros mais baixos mudam totalmente o cenário. “Os juros finalmente estão caindo de forma estrutural e serão ainda mais baixos no futuro”, afirmou Bastos, após participar de seminário Brazil Economic Summit, na capital fluminense, nesta terça-feira (14).

Segundo ele, mesmo que haja aumentos na taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 8%, por causa de repiques inflacionários, os juros estarão em patamares mais baixos, pois “repiques inflacionários e ajustes monetários” fazem parte de economias desenvolvidas.
“Existe uma aversão a risco, está todo mundo muito cauteloso, mas as mudanças estruturais estão beneficiando o Brasil e outros países emergentes”, afirmou Bastos, citando o crescimento dos emergentes como um diferencial.

Para Sebastián Briozzo, diretor de Rating Soberano da S&P, a redução da taxa Selic é um fator incorporado positivamente à perspectiva estável da agência para o País, elevado de BBB- para BBB em novembro de 2011.

“É muito importante do ponto de vista do crescimento e fiscal, porque 25% da dívida brasileira está atrelada à Selic. O difícil desse jogo é que tem de ser feito mantendo a força das metas de inflação”, diz Briozzo. A S&P prevê a necessidade de alguma alta da Selic no segundo semestre de 2013, mas acredita que a redução dos juros é uma tendência de longo prazo.

Fonte: Estadão online

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.