Resinas plásticas: previsão de crescimento para 2012

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas e Bobinas Plásticas de BOPP e BOPET) divulgou os resultados consolidados do mercado de resinas plásticas de 2011. O levantamento, feito pela Maxiquim – Assessoria de Mercado, sob encomenda da entidade, apontou pequena queda da demanda interna de PP e PEs de 1,8%. Enquanto em 2010 foram comercializados no país cerca de 3.790 mil toneladas dessas resinas, em 2011 esse número caiu para 3.723 mil toneladas.

Quando se leva em consideração a demanda de diferentes resinas dentro do canal distribuidor, o comportamento foi estável. O volume comercializado em 2011 foi de 505 mil toneladas, apenas 0,8% menor do que o de 2010, quando foram vendidas 509 mil toneladas. Mesmo assim, 2011 ainda foi um ano melhor para os distribuidores do que 2009, quando 470 mil toneladas de resinas foram consumidas.

O estudo também aponta que houve no último ano um crescimento de mais de 3% na participação das resinas importadas no mercado local, embora a importação feita pelos distribuidores tenha sido reduzida em cerca de 4% no mesmo período. “Isso mostra uma recuperação da indústria petroquímica nacional dentro do canal de distribuição oficial e a consolidação dessa parceria, que esperamos fortalecer ainda mais”, explica Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST.

A Região Sudeste continua sendo, de longe, o maior mercado de resinas do país, embora tenha perdido cerca de 1% de representação, assim como o Nordeste. Já regiões como a Sul e Centro-Oeste consumiram mais resinas, em relação a 2010.

Embora as vendas tenham caído um pouco, a alta nos preços das resinas garantiram que o faturamento dos distribuidores subisse 3,6% em 2011.

Quando o assunto é 2012, os distribuidores associados à ADIRPLAST se mostram otimistas. A previsão da entidade é de que haja um aumento de cerca de 5% da comercialização das resinas dentro do canal distribuidor. Ainda segundo a entidade, esse crescimento seria puxado principalmente pela alta na demanda das especialidades e PEs. Já em relação ao faturamento, a entidade prevê que ele seja 14,5% maior em 2012.

Fonte: ADIRPLAST

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.