Semana do Plástico é promovida pelo Sindiembalagens

[photopress:44911c96cc.png,full,centered]

Com o objetivo de valorizar a responsabilidade socioambiental, dar mais visibilidade ao setor de transformação do plástico do Espírito Santo e mostrar o aspecto econômico e social do produto, o Sindiembalagens realiza de 24 a 28 de agosto a Semana do Plástico ES, com ações em vários pontos da Grande Vitória.

Durante o evento, que está em sua terceira edição, serão discutidos temas como o descarte correto dos resíduos plásticos, sustentabilidade ambiental, a importância da embalagem para o sucesso do produto, entre outros. A programação conta com exposição, fórum, talk show e atividades de integração.

Autoridades e especialistas do setor no Brasil já confirmaram participação, como o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Francisco de Assis, o diretor superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), Paulo Dacolina, e o gerente do Centro de Tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre.

“Fizemos uma programação dividida em etapas, para atingirmos os diversos públicos, desde estudantes até empresários, passando por profissionais do setor, representantes de instituições não governamentais, públicas e privadas, e sociedade de uma forma em geral. Com o tema ‘O plástico em nossas vidas’, a programação da Semana do Plástico irá orientar a prática da responsabilidade socioambiental e contribuir para a formação e capacitação de empresários, profissionais e estudantes”, destaca o presidente do Sindiembalagens, Leonardo de Castro.

Abertura terá presença do presidente da Abiplast

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, fará uma palestra na abertura oficial da Semana do Plástico ES. A solenidade será realizada na terça-feira, 24, às 19h, no Salão da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na ocasião, ele apresentará um panorama do setor de transformação do plástico no Brasil. Quem também confirmou presença na solenidade foi o presidente da Findes, Lucas Izoton. Após a cerimônia de abertura, haverá um coquetel para os convidados.

Fórum e talk show para capacitar profissionais e estudantes

No dia 25 de agosto, quarta-feira, a partir das 14 horas, no Salão da Indústria da Findes, será realizado o fórum “O Plástico em nossas vidas e a sustentabilidade ambiental”, mais uma ação da Semana do Plástico ES. O evento debaterá temas como normas técnicas, legislações, programas de qualidade e tecnologias relacionadas ao plástico, e reciclagem.

Estarão reunidos o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), Francisco de Assis, o diretor superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), Paulo Dacolina, e o gerente do Centro de Tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre.

Também participarão o secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Roberto Mannato Valentim, e o secretário Municipal de Meio Ambiente da Serra, Claudio Denicoli dos Santos.

Já na quinta-feira, 26 de agosto, a partir de 19 horas, no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), acontece o talk show “A importância da embalagem para o sucesso do produto”. O evento é direcionado principalmente para estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Publicidade e Design.

O talk show contará com a presença de um dos principais nomes na área de Design do Brasil, o designer, especialista em Inovação e Inteligência de Embalagem e coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fabio Mestriner. Também participarão do talk show o gerente de Marketing da Chocolates Garoto, André Barros, e o coordenador do curso de Design de Produto da Faculdade UCL, Eduardo Cosendey.

Os interessados em participar do fórum e do talk show podem se inscrever gratuitamente pelo site www.sindiembalagens.com.br. As vagas são limitadas.

Exposição contará a história do plástico

Outra ação da Semana do Plástico ES será a Exposição: Plástico é Vida, que estará no terceiro piso do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, de 24 a 31 de agosto. A mostra, que tem a curadoria da artista plástica Carla Roncarati, é inédita no Brasil, e apresentará a linha do tempo do plástico e suas diversas aplicações até os dias de hoje.

Tudo será disposto em etapas que mostrarão o surgimento do plástico, sua utilização na área da saúde, pesquisas e tecnologia do produto e o mercado de transformação do plástico no Espírito Santo. Dentre o que estará exposto no local, destaca-se um uniforme feminino e o modelo original do troféu criado por Oscar Niemeyer para o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, em 2009, ambos feitos 100% de plástico reciclado.

Brincadeiras, teatro e educação ambiental para a população

As atividades voltadas para toda a família foram lembradas pelo Sindiembalagens na organização das ações da Semana do Plástico ES. Neste sábado, 21, de 8h as 12h, uma tenda montada em frente ao Clube dos Oficiais, em Camburi, concentrará atividades recreativas e de educação ambiental para a família, com palestra sobre o descarte correto de resíduos plásticos, apresentação de teatro, brincadeiras, cama elástica, tobogã e distribuição de brindes.

Também será realizada a limpeza da Praia de Camburi e a coleta de plásticos no local. Dezessete escolas da rede municipal de ensino de Vitória também estão coletando resíduos plásticos. Todo o material recolhido na limpeza da praia, nos pontos de coleta e pelas escolas, será pesado e doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), beneficiando cerca de 40 famílias.

Integração para profissionais do setor

Uma programação especial para os profissionais do setor de transformação do plástico será realizada no sábado, 28 de agosto, a partir de 9h, no Sesi Jardim da Penha, finalizando as atividades da Semana do Plástico ES. As atrações incluem atividades de lazer e saúde, com jogos, aula de ginástica e futebol de sabão; churrasco; atração musical; e a final do campeonato de futebol soçaite das indústrias associadas ao Sindiembalagens. Para fechar o evento com chave-de-ouro, os participantes ainda poderão assistir a uma apresentação do humorista Nelson Freitas, ‘o corno’ do quadro ‘Márcia e Leozinho’ do programa Zorra Total.

Mais informações para a imprensa:
Contatus Comunicação – Rita Diascanio e Jackeline Gama – (27) 3089-4100
Cristal Produções – Cristal Carvalho – (27) 3349-3866

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO PLÁSTICO ES

Responsabilidade Social e Ambiental

*
Ação na Praia – coleta de resíduos plásticos

Dia: 21de agosto.
Horário: 8h às 12h.
Local: Praia de Camburi – Em frente ao Clube dos Oficiais.
Palestra: Descarte correto dos resíduos plásticos.

*
Exposição: Plástico é vida

Dia: 24/08 a 31/08.
Horário: 10h às 22h.
Local: Shopping Praia da Costa – 3º Piso.

Formação e Capacitação

*
Abertura da Semana do Plástico

Dia: 24 de agosto.
Horário: 19 horas.
Local: Salão da Indústria FINDES
– Solenidade
Palestrante:

*
José Ricardo Roriz Coelho – Pres. Vitopel e Abiplast.

– Coquetel

*
Fórum

Dia: 25 de agosto.
Horário: 14 horas.
Local: Salão da Indústria FINDES.
Tema: O plástico em nossas vidas e a sustentabilidade ambiental.
Palestrantes:

*
Francisco de Assis – Pres. Plastivida
*
Patrick Teyssonneyre – Ger. Centro de Tecnologia e Inovação Braskem S.A.
*
Roberto Mannato Valentim – Secretário Municipal de Meio Ambiente de Vitória
*
Claudio Denicoli dos Santos – Secretário Municipal de Meio Ambiente da Serra

Mediador: Almir Bressam Junior – Dir. Geral TV Ambiental

*
Talk Show

Dia: 26 de agosto.
Horário: 19 horas.
Local: Auditório da FDV – Faculdade de Direito de Vitória
Tema: A importância da embalagem para o sucesso do produto.
Palestrantes:

*
Fabio Mestriner – Designer Especialista em Inovação e

Inteligência de Embalagem.

*
André Barros – Gerente de Marketing Chocolates Garoto.

• Eduardo Cosendey – Coord. do curso Design de Produto da Faculdade UCL.

Integração

*
Dia de lazer para empresas associadas ao Sindiembalagens

Dia: 28 de agosto.
Horário: 9 horas
Local: SESI Jardim da Penha
Atrações:
– Atividades de lazer e saúde: aula de ginástica, jogos esportivos, recreação, futebol de sabão e cama elástica.
– Final do campeonato de futebol soçaite das indústrias.
– Almoço / Churrasco
– Atração musical
– Apresentação do humorista Nelson Freitas – o “corno” do quadro ‘Márcia e Leozinho’ do programa Zorra Total.

Fonte: Divulgação

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.