Nova ferramenta de BI para auditores fiscais no ES

dia-auditor-fiscalA Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) planeja implantar até o final do primeiro semestre deste ano, uma nova ferramenta de Business Inteligence que apoiará o trabalho dos auditores fiscais da Receita Estadual nas mais diversas atividades gerenciais. A SAS – como é denominada, já é utilizada pelo Governo de Minas Gerais e está em fase de planejamento da migração do sistema atual para a nova plataforma de BI, sob responsabilidade da Gerência de Tecnologia da Informação (Getec).

De acordo com a Supervisão de Desenvolvimento de Sistemas da Sefaz, a ferramenta irá operar com todos os módulos existentes na plataforma atual, oferecendo ainda uma série de outros serviços aos fiscais, de modo a modernizar e dinamizar o trabalho das equipes envolvidas em sua operação.

Um dos grandes avanços que a SAS proporcionará está na área de combate à sonegação de impostos. Com ela, os auditores receberão informações mais rápidas e em tempo hábil sobre a operações das empresas, podendo realizar o cruzamento de dados e descobrir possíveis indícios de sonegação.

“Hoje temos uma ferramenta boa, porém, em alguns aspectos já apresenta limitações. Com a SAS, ampliaremos o leque de recursos de análises gerencias sobre as informações disponíveis, além de ter, por exemplo, recursos mais poderosos de auditoria de dados, cálculos estatísticos, interface amigável e leve, extração de dados e geração de relatórios e informações gerenciais mais célere”, destacou a supervisora de desenvolvimento de sistemas, Jhenny Kelly Dias.

O projeto de aquisição da ferramenta foi elaborado por sete órgãos do Governo do Estado, incluindo a Sefaz, que aderiu à Ata de Registro de Preço 037/12.

Outras Secretarias, no entanto, já demonstraram interesse em adquiri-la. Segundo a Getec, a compra da SAS estará vinculada à contratação de seis mil horas de consultoria para garantir a migração de informação de uma plataforma para outra, bem como o treinamento dos auditores envolvidos em sua operação.

Fonte: Sefaz ES

Publicado por RR

BEM VINDO AO BLOG DA NOSSA EMPRESA. A Rodrigo Representações tem como objetivo intermediar negócios no segmento de embalagens, produtos de higiene e limpeza, descartáveis e alimentos no Estado do Espírito Santo. Visitando nosso website você conhecerá melhor a nossa empresa e seus serviços. http://www.rodrigorepresentacoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.